Enfisema ( ) - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Enfisema ( ) - traducción al ruso

DOENÇA HUMANA
Enfisema pulmonar; Bronquite crônica; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Dpoc; DPOC; Pink Puffer; Bronquite crónica; Doença pulmonar obstrutiva crônica

Enfisema (dilatação anormal dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal acompanhado por destruição de suas paredes sem sinais de fibrose)      
эмфизема (аномальное расширение воздушных пространств дистальных бронхиол в сочетании с разрушением их стенок без признаков фиброза)
Enfisema pulmonar (doença crônica, na qual os tecidos pulmonares são gradualmente destruídos tornando-se hiperinsuflados. Esta destruição ocorre nos alvéolos, onde acontece a troca gasosa do oxigênio pelo dióxido de carbono)      
эмфизема лёгких (хроническая болезнь, при которой легочные ткани постепенно разрушаются, становясь гиперраздутыми. Этот процесс происходит в альвеолах, где совершается замещение кислорода двуоокисью углерода)
aero-enfisema      
аэроэмфизема

Definición

enfisema
sm (gr emphýsema) Med Tumefação de um órgão em razão da presença anormal de ar ou gás no próprio tecido
E. cutâneo: efeito da penetração de ar ou gases no tecido celular subcutâneo
E. pulmonar: estado mórbido, local ou generalizado, dos pulmões, caracterizado por distensão, perda progressiva da elasticidade e ruptura dos alvéolos. É acompanhado de respiração penosa, tosse e freqüentemente imperfeição da atividade cardíaca.

Wikipedia

Doença pulmonar obstrutiva crónica

A doença pulmonar obstrutiva crónica (português europeu) ou crônica (português brasileiro) (DPOC) é um tipo de doença pulmonar obstrutiva caracterizada por diminuição prolongada do calibre das vias aéreas respiratórias e destruição do tecido pulmonar. Entre os principais sintomas estão falta de ar e tosse com produção de expectoração. A DPOC é uma doença progressiva, o que significa que geralmente se agrava com o decorrer do tempo. A partir de determinado momento começam-se a verificar dificuldades em realizar atividades do dia-a-dia, como subir escadas. Bronquite crónica e enfisema são termos antigos usados para denominar diferentes tipos de DPOC. O termo "bronquite crónica" é ainda hoje usado para definir uma tosse produtiva que se manifeste durante pelo menos três meses por ano e ao longo de dois anos.

A inalação de fumo de tabaco é a causa mais comum de DPOC. Outros fatores de risco, como a poluição do ar e a genética, são menos significativos. Em países desenvolvidos, uma das fontes mais comuns de poluição do ar é a má ventilação de fontes de aquecimento e de queima de combustíveis. A exposição prolongada a estes irritantes causa uma resposta inflamatória nos pulmões, o que provoca um estreitamento das vias aéreas e a destruição do tecido pulmonar. O diagnóstico tem por base a medição do fluxo respiratório através de testes que avaliam a função respiratória. Ao contrário da asma, o estreitamento das vias aéreas na DPOC não melhora significativamente após a administração de um broncodilatador.

A maior parte dos casos de DPOC pode ser evitada diminuindo a exposição aos fatores de risco. Entre as principais medidas estão a diminuição da exposição ao fumo do tabaco e a melhoria da qualidade do ar. Embora o tratamento possa atrasar o agravamento, a doença não tem cura. O tratamento inclui deixar de fumar, a vacinação, a reabilitação respiratória e, em muitos casos, a inalação de broncodilatadores e corticosteroides. Em algumas pessoas pode ser benéfica a oxigenoterapia de longo prazo ou um transplante de pulmão. Em pessoas que manifestam períodos de agravamento agudo, podem ser necessárias a hospitalização e uma maior quantidade de medicamentos.

Em 2013 a DPOC afetava cerca de 329 milhões de pessoas, o que corresponde a cerca de 5% da população mundial. Geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos de idade e afeta em proporção idêntica homens e mulheres. Em 2013, a doença foi responsável pela morte de 2,9 milhões de pessoas, um aumento em relação às 2,4 milhões em 1990. Mais de 90% destas mortes ocorrem em países em vias de desenvolvimento. Estima-se que o número de mortes venha a aumentar devido ao aumento de número de fumadores nos países em desenvolvimento e ao aumento da população idosa em muitos países. Em 2010, a doença implicou um custo económico estimado de 2,1 bilhões de dólares.

Ejemplos de uso de Enfisema ( )
1. Se usa acompanada de antibioticos para la pulmonia aguda, septicemia, enfisema pulmonar y la operacion cardiaca para acortar considerablemente el plazo de tratamiento, disminuir la dosis de antibioticos e impedir el deterioro de otros organos.